Educação profissional inclusiva: o cenário de atendimento e a composição dos dados sobre as Pessoas com Deficiência nas Escolas Técnicas Estaduais do CEETEPS em 2023
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 62 Linguagem: Português
10.55905/rdelosv17.n62-165
ISSN1988-5245
AutoresÁlvaro Parrado, Fernando Costa Klauk, Marília Macorin de Azevedo, Paulo Roberto Prado Constantino,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste estudo apresenta um retrato do atendimento à pessoa com deficiência (PcD) nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) no ano de 2023, enfatizando o quantitativo do atendimento educacional especializado (AEE) e a construção desses dados. O objetivo é analisar a representatividade dos alunos público-alvo da educação especial nas matrículas das escolas técnicas do CEETEPS, investigando os processos de produção dos indicadores de demanda e as práticas institucionais de inclusão. A pesquisa também busca compreender a distribuição regional desses estudantes entre os 12 núcleos administrativos do CEETEPS e identificar possíveis barreiras que possam impactar o acesso e a permanência de alunos PcD na educação profissional. Para atingir esses objetivos, utilizou-se uma abordagem documental, analisando dados coletados pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelo vestibulinho para ingresso nos cursos técnicos, e pela equipe de inclusão do CEETEPS. Os dados incluíram informações sobre candidatos público-alvo do AEE e matrículas efetivadas, considerando o total de mais de 226.000 alunos em 224 unidades no estado. A análise revelou que 0,4% das matrículas em 2023 foram de alunos público-alvo da educação especial, com predominância de estudantes com deficiência visual (27%). Os resultados apontam para a necessidade de aprimorar estratégias de inclusão e sensibilização, visando ampliar a participação de PcD na educação técnica profissional.
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