Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Experimentaciones Pedagógicas: De Un Archivo-Acervo Estético-Artístico En Una Formación Inicial Docente Creadora.

2024; Editorial Universidad de Sevilla; Volume: 2; Issue: 33 Linguagem: Português

10.12795/cp.2024.i33.v2.09

ISSN

2253-8275

Autores

José Alberto Romaña Díaz, Angélica Vier Munhoz, Glòria Jové Monclús,

Tópico(s)

Cinema History and Criticism

Resumo

Esta proposta parte das experimentações com artes vivenciadas nas disciplinas de dois cursos de graduação: 1) Construção de Contextos Educativos, grado de maestros da Universidade de Lleida, CAT, Espanha; 2) Seminário e Atelier, Arte para não artistas: experimentações pedagógicas, licenciaturas de Pedagogia e Letras da Univates, Lajeado, RS, Brasil. Em ambas as disciplinas buscouse problematizar a ínfima existência de processos criadores na formação de professores e a ideia tecnicista de arte, a qual evidencia uma compreensão limitada da noção de formação docente criadora (Martins, 2014; Loponte, 2017; Ostetto & Silva, 2018). Durante essas formações objetivou-se explorar de que forma o processo de compor colaborativamente um arquivo-acervo estético-artístico pode contribuir para uma formação inicial de professores mais criadora. Auxiliou-nos os pressupostos teóricos da noção de arquivo do Foucault (2008) e os aportes de formação inicial de professores como complexa configuração das formas de funcionamento do subjetivo e de maneira de se relacionar consigo mesmo e com o mundo. (Farina, 2008; Dalla Zen, 2017). A proposta de acervo, na Espanha e no Brasil, foi construída a partir das seguintes questões: como propiciar experiências estéticas num ensinar e aprender que se quer criador? Assim, pensamos que uma maior imersão, contato assíduo e contaminação, em meio às diferentes linguagens estético-artísticas, poderia redundar num olhar sensível, mais estético e poético, numa formação inicial criadora?

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