Artigo Acesso aberto Revisado por pares

educação infantil e seus desafios no período pós-pandemia

2023; Faculdade Antônio Meneghetti; Volume: 13; Issue: 23 Linguagem: Português

10.18815/sh.2023v13n23.574

ISSN

2446-6298

Autores

Luisa Leal Susin, Alexandre Henrique Susin,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo faz uma análise dos reflexos da pandemia da COVID-19 na educação, enfatizando as consequências na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. A partir do primeiro trimestre de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia. Assim o mundo inteiro se viu obrigado a aplicar protocolos sanitários, muitas atividades pararam e a emergência sanitária levou ao esgotamento dos serviços de saúde. O ensino remoto foi a alternativa encontrada para que a educação não parasse, ou pelo menos, tivesse os efeitos do distanciamento social, mitigados. Entramos num período de muitas dúvidas sobre como aplicar o ensino remoto e os questionamentos se ampliaram atingindo questões de infraestrutura e socioeconômicas. Muitos países emergentes ainda não estavam preparados para a oferta remota e em muitos casos as famílias não tinham internet adequada, computador e frequentemente, tinham apenas um aparelho celular para uso da família inteira. O evento pandêmico expôs ainda mais o abismo socioeconômico que domina muitos países emergentes, inclusive o Brasil. A instalação do caos educacional nunca esteve tão próxima para a sociedade, uma vez que, além das demandas provocadas pela necessidade de distanciamento social muitas outras necessidades em educação já haviam se transformado num passivo para o qual os governos deram pouca atenção. Desta forma, o período em que vivemos o isolamento deixou muito mais evidente a necessidade de grandes investimentos em educação, incluindo qualificação de todos os atores do processo, na infraestrutura e na qualidade de vida da sociedade.

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