Artigo Acesso aberto Revisado por pares

importância da cultura organizacional no ambiente remoto

2024; Faculdade Antônio Meneghetti; Linguagem: Português

10.18815/sh.2024v1n1.663

ISSN

2446-6298

Autores

Gustavo Scotta,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a COVID-19 como uma pandemia mundial, com isso, diversas medidas restritivas tiveram que ser tomadas em várias partes do mundo com o objetivo de diminuir a circulação do coronavírus e o número de pessoas infectadas. Após isso, por haver uma vasta lista de recomendações tratadas pela OMS, os órgãos empresariais precisaram criar alternativas de trabalho onde seus colaboradores pudessem se manter seguros em suas casas, adotando assim o formato home office. Com os colaboradores tendo que trabalhar de suas casas, ausentando-se do ambiente físico dos escritórios, o trabalho remoto acabou se tornando cada vez mais presente na sociedade, quebrando paradigmas de sistematização e padronização de técnicas de vanguarda para, assim, inserir uma nova era de pensamento referente ao que é trabalho na contemporaneidade. Com isso, a cultura organizacional das empresas, constituídas por crenças, valores e normas, parte para um caminho de reformulação mais do que de preocupação, já que no contexto atual não existiria um prazo de encerramento da pandemia, como também de uma possível volta do trabalho presencial. A partir do momento que o colaborador deixa a empresa e parte para trabalhar de sua casa nasce um grande problema, as empresas precisam começar a elaborar técnicas de adesão à cultura organizacional, mesmo de longe. Por esse motivo, nasce a necessidade da existência desta pesquisa, uma vez que, diante do cenário presente, o home office irá acabar cada vez mais se fazendo presente na conjuntura atual. Frente ao contexto apresentado, fixou-se o seguinte objetivo de pesquisa: investigar a importância da presença de elementos da cultura organizacional para o desenvolvimento do teletrabalho. Como diretriz metodológica, este estudo se caracteriza como do tipo descritivo, quantitativo e aplicado. Os resultados obtidos mostram, de modo geral, que, entre as dimensões abordadas, a que possui o maior escore é a de recompensa e treinamento, onde os respondentes apontaram a relação de treinamento altamente ligada com a recompensa dos seus resultados, e o menor escore é a de profissionalismo competitivo que mostra que a competitividade é um ponto que pode vir a ser trabalhado dentro dos negócios.

Referência(s)
Altmetric
PlumX