Representações de Deus: uma análise comparativa entre as obras O Pagador de Promessas e Auto da Compadecida
2024; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35819/linguatec.v9.n2.7479
ISSN2525-3425
AutoresBárbara Zimer, Maiquel Röhrig,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoAs representações de Deus na literatura ocorrem desde os tempos mais remotos, nos mais diversos âmbitos literários. Nas décadas de 1950 e 1960, a Igreja Católica passava por mudanças influenciada pelo sincretismo cultural existente no Brasil. Dessa forma, por seu caráter pedagógico, as peças teatrais passaram a retratar não só o cenário religioso, como também o comportamento do povo. Nesse contexto, a construção de alguns personagens, no teatro, apontou para concepções presentes na Bíblia. Este artigo propõe-se a analisar comparativamente as obras O pagador de promessas (2002), de Dias Gomes, e Auto da Compadecida (2013), de Ariano Suassuna. Ambas apresentam personagens construídos à luz dos textos sagrados, no entanto, sob perspectivas diferentes. Através da análise, objetiva-se explorar as diferenças na abordagem religiosa vinculada à ideia de Deus, a fim de compreender a relação entre o conteúdo das obras e os textos sagrados. Além disso, espera-se elucidar o modo como se dá a construção da divindade nas duas peças e identificar as estratégias escolhidas pelos autores para vincular textos sagrados à ficção. A pesquisa visa a contribuir para a expansão dos estudos literários relacionados à análise de peças teatrais, tendo em vista a falta de recursos sobre as obras nos principais manuais de literatura do país.
Referência(s)