
ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR MEIO DO SCRATCH EM ATIVIDADES REMOTAS
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.48075/rebecem.2024.v.8.n.3.30965
ISSN2594-9179
AutoresMateus Dauã De Morais, Rodrigo Dalla Vecchia,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou compreender possíveis entrelaçamentos entre a Matemática e as ações associadas ao Pensamento Computacional. Esta problemática foi conduzida pela seguinte pergunta: como os conceitos matemáticos emergem no processo de Decomposição de problemas, quando estudantes produzem jogos eletrônicos utilizando o software Scratch? Os dados foram produzidos a partir de encontros que, devido às restrições para conter a pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2), aconteceram remotamente com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul. Como principal resultado, observamos que o Pensamento Computacional e a Matemática atuam em movimentos complementares na condução dos problemas inerentes ao processo de construção de jogos e que a Decomposição, um dos pilares do Pensamento Computacional, não ocorre de modo direto ou linear, podendo se mostrar de diferentes modos na busca pela solução do problema.
Referência(s)