
ÁGUA-FONTE DE VIDA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES VENEZUELANOS
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 33; Issue: jan/dez Linguagem: Português
10.29286/rep.v33ijan/dez.18102
ISSN2238-2097
AutoresE. B. de Oliveira, Rita de Cássia Pereira Lima,
Tópico(s)Environmental and Ecological Studies
ResumoO estudo objetivou investigar representações sociais da língua portuguesa por alunos venezuelanos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Boa Vista-RR. Fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 16 estudantes, analisadas com apoio da análise de conteúdo. Metáforas expressas nas falas possibilitaram, como hipótese interpretativa, um núcleo figurativo da representação social da língua portuguesa, cujo termo organizador foi água-fonte de vida. Os resultados indicaram que políticas públicas para fortalecer a língua portuguesa como língua de acolhimento são fundamentais para a sobrevivência desses alunos na escola e em suas relações sociais mais amplas.
Referência(s)