Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proposta de um modelo tátil para o ensino de Química Orgânica para deficientes visuais

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2024v7n4.14476

ISSN

2595-4520

Autores

Ingrid Nunes Derossi, Leila Kátia Silva Gonçalves,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Esta proposta tem como objetivo discorrer sobre a elaboração de um modelo didático que facilite o ensino de Química Orgânica para estudantes com deficiência visual e passível de aplicação para outras estruturas químicas. O ensino de Química muitas vezes se mostra de difícil compreensão por trabalhar conteúdos abstratos, o que ocasiona muitas dificuldades de aprendizagem para os estudantes da educação básica e superior, além de gerar visões equivocadas sobre essa ciência. Desta forma, destacamos a importância do uso de modelos didáticos táteis que possibilitam a percepção de estruturas moleculares na dimensão macroscópica, seja para alunos com deficiência visual ou normovisuais na área de química orgânica. Partimos de um sobrevôo pela literatura da área para mostrar a importância da educação inclusiva e as dificuldades de se compreender o ensino de Química, principalmente pela complexidade e constante uso de modelos teóricos apresentados apenas oralmente pelos docentes. O modelo didático tátil proposto aponta um caminho que contribui para o ensino de Química Orgânica, especificamente o conteúdo de hidrocarbonetos e com o rol de pesquisas que se dedicam a um ensino de Química mais inclusivo e produção de materiais didáticos

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