Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação Escolar e as Ciências Sociais: o estudo sobre os problemas socioambientais na cidade

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2024v7n4.14892

ISSN

2595-4520

Autores

Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Helena Copetti Callai,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Os conteúdos curriculares das disciplinas de história e geografia possibilitam abordar aspectos do cotidiano nos anos iniciais, considerando os conhecimentos do mundo da ciência para isso. Estudar o lugar de vida dos sujeitos é a possibilidade de contextualizar situações vivenciadas em espaços e tempos relativamente complexos. Realizamos a proposição a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, articulando entre o que é visível nas paisagens e o que elas expressam na sua materialidade e na imaterialidade. Partimos da delimitação dos conteúdos, habilidades e competências, e buscamos, por meio do trabalho com imagens, orientar as discussões e construir argumentos. O trabalho é realizado tendo o cartão-postal como provocador para necessidade do conhecimento, considerando que esse gênero pode contribuir para a leitura do mundo. O objetivo é refletir sobre a possibilidade de ampliar a perspectiva do aluno em relação ao local e ao mundo em que vive, observando o espaço representado, bem como a forma como as pessoas do local vivem, quais os problemas socioambientais estão presentes nele. Ao interpretar a realidade, é possível que os alunos se posicionem diante de todas essas questões e se responsabilizem pela cidade e pela forma como ela é construída.

Referência(s)
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