Artigo Acesso aberto

A psicologia do consumidor sob o olhar da sustentabilidade

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.13-389

ISSN

1988-7833

Autores

José Orlando da Silva Queiroz, Natanael Barros Gonçalves, Paulo N. Correa, Katiuscia Barbosa Lima, Keyla Suellen Rocha Neves, Amanda Cristina Medeiros da Silva, Carlos Eduardo Costa Brito, Mayara Machado Gonçalves, Jorge Pinheiro, Luênia Resende Lima, Pedro Silvestre da Silva Campos, Marcos Antônio Souza dos Santos, Camila Gonçalves Ribeiro, Dannilo Jorge Escorcio Halabe, Priscilla Andrade Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability in Business

Resumo

A psicologia do consumidor estuda como e por que as pessoas tomam decisões de consumo, abordando fatores como motivações, necessidades, percepções e influências culturais ou sociais que afetam essas escolhas. Quando aplicada ao contexto da sustentabilidade, essa área investiga como esses comportamentos podem ser alterados para promover escolhas de consumo mais sustentáveis e responsáveis. Com o referido estudo objetivou-se analisar como as teorias psicológicas explicam o comportamento de consumo sustentável, identificando os fatores psicológicos que influenciam as decisões de consumo e avaliando o impacto dessas práticas no meio ambiente. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica, qualitativa e descritiva com coletas de informações em banco de dados publicados em bases de dados eletrônicos: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (ScieLO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os artigos selecionados todos em português e inglês, publicados no período de 2017 até 2024. Constatou-se através da literatura atual que as teorias psicológicas explicam o comportamento de consumo sustentável como um fenômeno multidimensional, influenciado por atitudes, normas sociais, valores morais, identidade social e sentimentos como empatia e responsabilidade moral. Essas teorias fornecem insights sobre como incentivar comportamentos pró-ambientais, seja por meio de educação, mudança de normas sociais ou incentivos diretos.

Referência(s)