
Dossiê: Conhecimento e autonomia docente no campo do ensino das Áreas Curriculares
2024; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 10; Linguagem: Português
10.70860/ufnt.rbec.19519
ISSN2525-4863
AutoresA. Locatelli, Andrey Patrick Monteiro de Paula, Jéferson Muniz Alves Gracioli,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNo trecho acima, Madalena Freire Weffort (1996) nos apresenta algumas características do sujeito construtor do conhecimento, sujeito esse que se forma num misto de sentimentos e com base na adoção de um olhar pensante. Todavia, a autora nos indica que nem todos têm o domínio desse construto, ou seja,alguns são alijados do seu desejo, do seu fazer e de seu pensamento. Dessa constatação, duas palavras se tornam caras ao trabalho docente, são elas: conhecimento e autonomia, termos que se tornaram eixos da temática da VI edição da Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (EXPOMATEC), organizada pelo Curso de Pedagogia do Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e que agora origina o Dossiê: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do ensino das áreas curriculares. O presente Dossiê configura-se a partilha de estudos, experiências, reflexões, análises, aprendizados e aprendizagens (De Paula, 2023) de docentes e discentes de ensino superior e da educação básica de diferentes localidades e regiões do Brasil, problematizando os múltiplos sentidos de ensinar as ciências na educação básica. Trata-se de um compêndio de vinte e quatro artigos, selecionados a partir das comunicações orais e relatos de experiência apresentados na VI Expom@tec. As temáticas abordadas formam um mosaico discursivo envolvendo questões sobre educação ambiental; educação-cartográfica; aspectos do ensino sobre astrologia e astronomia; história, educação, materiais e saberes na cultura Apinajé; as contribuições, desafios e potencialidades do Programa Residência Pedagógica e de Projetos Universitários como o Ciclo de Leitura e o GeminAR-te que incidem sobre a formação inicial e continuada de docentes da educação básica; as perspectivas teórico metodológicas no ensino de ciência e tecnologias digitais; a formação do leitor de aluno com deficiência visual; o ensino por investigação como promotor do letramento científico; a construção de brinquedos recicláveis para utilização no curso de Educação Física; a compreensão pedagógica de utilização do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e aspectos reflexivos sobre a ditadura civil-militar brasileira e história e memória da educação. Os artigos que integram o presente dossiê, tem a construção do conhecimento do ensino das diversas áreas curriculares em sua diversidade teórico-metodológica como foco das discussões apresentadas, primando, pelo fortalecimento e consolidação da perspectiva de autonomia docente, ou seja, a garantia da existência do sujeito docente que deseja, pensa, problematiza e concretiza seu fazer pedagógico.
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