
NOS LUGARES EDUCATIVOS PRODUZIDOS PELA RELIGIÃO, O CATECISMO COMO UMA BALIZA
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69208
ISSN2359-7003
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a influência dos preceitos católicos no Grupo Escolar João Alcântara de Porteirinha/MG durante o período de 1938 a 1962. Indagaremos como as orientações papais foram postas em prática no cotidiano escolar. O investimento na educação foi uma poderosa estratégia no que diz respeito à expansão e à manutenção do poder da Igreja Católica. O trabalho avança ao mostrar como o Catecismo e os compêndios impressos foram integrados ao cotidiano escolar. Como método de investigação, propomos a Pesquisa Bibliográfica realizada em livros, artigos, dissertações e teses. Além disso, empregamos a Pesquisa Documental que inclui a análise das fontes que circulavam na época, como: livros de atas de reuniões de docentes, jornais locais, leis e decretos do executivo local, documentos pontifícios e episcopais, manuscritos, álbum de fotografias, livros de atas das associações religiosas e seus manuais, livros do tombo paroquial. Conclui-se que as crianças e a mocidade em Porteirinha/MG, durante o período estudado, foram arregimentadas no Catecismo da Igreja. Os instrumentos utilizados para isso foram, sobretudo, a ação conjugada da imprensa e da escola. Esta frente de ação também nutriu o povo de instrução religiosa por meio da presença das aulas de Catecismo e do Ensino Religioso. Quanto à imprensa, os jornais, os panfletos e os livros passaram a ser não apenas um aparato religioso, mas objetos da cultura religiosa.
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