Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os pedagogos da regência: um diálogo com o maestro Isaac Karabtchevsky, terceiro ato

2024; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 30; Linguagem: Português

10.20504/opus2024.30.21

ISSN

1517-7017

Autores

Erickinson Lima, André Luiz Muniz Oliveira,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

A presente entrevista é a terceira de um ciclo que emerge como possível fonte de compreensão da regência por meio das experiências e perspectivas didático-musicais de maestros e pedagogos renomados. Essas entrevistas oferecem uma rara oportunidade de visualizarmos os caminhos musicais e educacionais trilhados por figuras proeminentes na regência, proporcionando uma visão abrangente de suas jornadas únicas. Cada maestro convidado compartilha nuances pessoais e filosofias que enriquecem a compreensão da regência como uma forma de arte multifacetada que está para além do gesto técnico. O nosso entrevistado é o maestro Isaac Karabtchevsky (1934), reconhecido pelo The Guardian (2014) como um ícone vivo do Brasil. Aos quase 90 anos, sua ativa atuação performativa e pedagógica oferece uma fonte inestimável de experiência no campo da regência. Suas palavras e reflexões expressadas nessa entrevista não apenas inspiram, mas também fornecem uma base valiosa para o aprendizado, enriquecendo o processo de formação de novos regentes com uma perspectiva enraizada em décadas de ensino, performance e sabedoria musical.

Referência(s)
Altmetric
PlumX