Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Videogames, Agência, Experiência Estética

2024; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/19805071.2024.31.2.9619

ISSN

1980-5071

Autores

Emmanoel Ferreira, Dara Coema,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

Neste artigo, tencionamos abordar uma das características presentes em certas atividades lúdicas, em particular os videogames, que é a agência. Mais especificamente, buscamos relacionar a agência nos videogames à possibilidade que ela possui de mobilizar experiências estéticas em seus jogadores. Em prol de lograr nossos objetivos neste artigo, primeiramente nos debruçamos sobre o conceito de agência, tomando como referencial teórico autores enquadrados no campo dos game studies. Em seguida, partimos para a formulação da relação entre agência e experiência estética, esta última com base na filosofia pragmatista. Por fim, ilustramos nossos argumentos com exemplos concretos de possibilidade de mobilização de experiências estéticas através da agência em determinados games.

Referência(s)
Altmetric
PlumX