Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fashion games

2024; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/19805071.2024.31.2.9950

ISSN

1980-5071

Autores

Luciana Nacif,

Tópico(s)

Art, Politics, and Modernism

Resumo

Vilém Flusser identifica o ser humano como homo ludens, argumentando que a capacidade de jogar é a sua característica definidora. O sentido do termo “jogo” não se resume, no entanto, a algumas atividades específicas, como o xadrez ou os videogames. Ele inclui os diversos fenômenos da existência humana. Neste texto, pretendo aplicar o conceito flusseriano de jogo à moda industrial contemporânea e à forma como corporações e criadores participam do sistema da moda, a fim de reforçar suas regras, negá-las ou sabotá-las. Para tanto, proponho a análise de três casos: marcas de luxo que passaram a investir no universo dos videogames, a última coleção do criador brasileiro Jum Nakao e a primeira coleção desfilada no Ocidente da criadora japonesa Rei Kawakubo.

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