PODCAST CONTA PRA MIM? NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2023; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/1983-8379.2023.v16.42350
ISSN1983-8379
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho trata de um estudo acerca de contribuições da tecnologia digital, mais especialmente do canal de podcast Conta pra mim?, para a promoção de leitura literária na Educação Infantil. Tal questão se justifica em razão do contexto em que estão inseridas as crianças dessa faixa etária, posto que, como nativos digitais, novos suportes e formatos, em que circulam os textos literários, como o podcast, fazem parte do seu cotidiano. O objetivo geral da pesquisa é verificar como os recursos digitais contribuem para a promoção da leitura literária na Educação Infantil, e os objetivos específicos, realizar um levantamento bibliográfico acerca de recursos digitais que colaboram para o letramento literário na Educação Infantil; analisar a contribuição do canal de podcast Conta pra mim? para a promoção da leitura literária na Educação Infantil. Foram empregadas a pesquisa descritivo-explicativa e a bibliográfica, de cunho qualitativo. O aporte teórico empregado foi Farias e Vitali (2018); Bottenturt Júnior e Coutinho (2007); Lima (2019) e Gill (2016). Como resultado, notamos que o podcast, quando pensado no compartilhamento de conteúdo artístico-literário, proporciona à criança momentos de ludicidade, além de contribuir para o desenvolvimento da linguagem e o gosto pela leitura, criando o hábito de ouvir histórias.
Referência(s)