Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PODCAST CONTA PRA MIM? NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2023; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34019/1983-8379.2023.v16.42350

ISSN

1983-8379

Autores

Cristina Rothier Duarte,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho trata de um estudo acerca de contribuições da tecnologia digital, mais especialmente do canal de podcast Conta pra mim?, para a promoção de leitura literária na Educação Infantil. Tal questão se justifica em razão do contexto em que estão inseridas as crianças dessa faixa etária, posto que, como nativos digitais, novos suportes e formatos, em que circulam os textos literários, como o podcast, fazem parte do seu cotidiano. O objetivo geral da pesquisa é verificar como os recursos digitais contribuem para a promoção da leitura literária na Educação Infantil, e os objetivos específicos, realizar um levantamento bibliográfico acerca de recursos digitais que colaboram para o letramento literário na Educação Infantil; analisar a contribuição do canal de podcast Conta pra mim? para a promoção da leitura literária na Educação Infantil. Foram empregadas a pesquisa descritivo-explicativa e a bibliográfica, de cunho qualitativo. O aporte teórico empregado foi Farias e Vitali (2018); Bottenturt Júnior e Coutinho (2007); Lima (2019) e Gill (2016). Como resultado, notamos que o podcast, quando pensado no compartilhamento de conteúdo artístico-literário, proporciona à criança momentos de ludicidade, além de contribuir para o desenvolvimento da linguagem e o gosto pela leitura, criando o hábito de ouvir histórias.

Referência(s)
Altmetric
PlumX