Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

história das ciências e da matemática como recurso no ensino de medida de tempo no ensino fundamental

2024; Volume: 26; Linguagem: Português

10.34019/1984-5499.2024.v26.46264

ISSN

1984-5499

Autores

Rosângela Rodrigues Garbin, Catiéle Scheidt Kurz, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este relato de experiência descreve uma atividade pedagógica desenvolvida com uma turma de 4º ano do ensino fundamental – anos iniciais, na qual o conceito de medida de tempo foi ensinado por meio da história das ciências e da matemática. A atividade teve como objetivo superar as dificuldades dos alunos em ler horas em relógios analógicos, utilizando uma abordagem que conectava a evolução histórica da medição do tempo com práticas contemporâneas. O método incluiu uma sondagem inicial, discussões teóricas baseadas em materiais didáticos e vídeos, e uma atividade prática de construção de relógios de sol. Os resultados indicaram uma melhora significativa na compreensão dos alunos sobre a leitura de horas, com aumento de acertos em comparação à sondagem inicial. A experiência proporcionou um aprendizado mais dinâmico e contextualizado, aproximando os alunos da história e da ciência, e facilitando a compreensão de conceitos abstratos como o tempo.

Referência(s)