
Filmes sobre atividades de aventura como estratégia educativa de aprendizagem ativa
2024; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Espanhol
10.29181/2594-6463-2024-v8-n3-p331-344
ISSN2594-6463
AutoresRubian Diego Andrade, Gisele Maria Schwartz,
Tópico(s)Educational Practices and Sociocultural Research
ResumoFilmes sobre atividades de aventura como estratégia educativa de aprendizagem ativa ResumoOs filmes são uma fonte de entretenimento, mas também podem ter potencial educativo em âmbito escolar, podendo enriquecer a aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e lúdica. Entanto, nas pesquisas acerca do ensino das atividades de aventura, há uma lacuna sobre a utilização de recursos fílmicos. O objetivo foi analisar o potencial educativo de filmes de aventura e propor estratégias pedagógicas para utilização no ensino de Educação Física. A pesquisa exploratória baseou-se na edição de 2023 do Banff Mountain Film Festival, selecionando cinco filmes disponíveis no YouTube: Full Circle; Leo & Chester; Snow Sports - The Blackcountry Journal; School of Fish; e Descendance. A análise das sinopses e anotações revelou que os filmes abordam temas culturais, ambientais e sociais relevantes, promovendo habilidades de compreensão cultural e pensamento crítico. O estudo sugere estratégias para integrar esses filmes no ensino das atividades de aventura, estimulando uma aprendizagem ativa e crítica.Palavras-chave: Atividades de Lazer. Ensino Fundamental e Médio. Educação Física. Movies about adventure activities as educational strategy for active learning AbstractMovies are a source of entertainment, but they can also have educational potential in the school setting, enriching learning by making it more dynamic and playful. However, research on teaching adventure activities shows a gap in the use of film resources. The aim was to analyze the educational potential of adventure films and propose pedagogical strategies for their use in Physical Education teaching. The exploratory research was based on the 2023 edition of the Banff Mountain Film Festival, selecting five films available on YouTube: Full Circle, Leo & Chester, Snow Sports - The Blackcountry Journal, School of Fish, and Descendance. The analysis of the synopses and notes revealed that the films address cultural, environmental, and social themes, promoting cultural understanding and critical thinking skills. The study suggests strategies for integrating these films into the teaching of adventure activities, stimulating active and critical learning.Keywords: Leisure Activities. Education, Primary and Secondary. Physical Education. Películas sobre actividades de aventura como estrategia educativa para el aprendizaje activo ResumenLas películas son una fuente de entretenimiento, pero también pueden tener un potencial educativo en el ámbito escolar, enriqueciendo el aprendizaje al hacerlo más dinámico y lúdico. Sin embargo, en la investigación sobre la enseñanza de actividades de aventura, existe una brecha en cuanto al uso de recursos fílmicos. El objetivo fue analizar el potencial educativo de las películas de aventura y proponer estrategias pedagógicas para su utilización en la enseñanza de la Educación Física. La investigación exploratoria se basó en la edición de 2023 del Banff Mountain Film Festival, seleccionando cinco películas disponibles en YouTube: Full Circle, Leo & Chester, Snow Sports - The Blackcountry Journal, School of Fish y Descendance. El análisis de las sinopsis y las anotaciones reveló que las películas abordan temas culturales, ambientales y sociales relevantes, promoviendo habilidades de comprensión cultural y pensamiento crítico. El estudio sugiere estrategias para integrar estas películas en la enseñanza de las actividades de aventura, estimulando un aprendizaje activo y crítico.Palabras clave: Actividades de Ocio. Educación Primaria y Secundaria. Educación Física.
Referência(s)