Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Láròyé Èsú! Odò Ìyá! Oore Yèyé Oò!

2024; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.29146/eco-ps.v27i3.28379

ISSN

2175-8689

Autores

Danilo Meireles, Emanuele De Freitas Bazílio, Ana Luiza Dias Leite de Andrade,

Resumo

A prática do aquilombamento na produção fotográfica de artistas visuais negros destaca a contravisualidade negra como forma de reescrever narrativas e desafiar estereótipos, positivando a cosmopercepção afrobrasileira em representações de orixás. O artigo tem como objetivo analisar como fotógrafos negros periféricos reconfiguram representações culturais e religiosas, desestabilizando estereótipos coloniais. A metodologia baseia-se em análises visuais e narrativas de fotografias contemporâneas do projeto de pesquisa Olhos Negros ON da UFRN. Entre os principais autores estão Santos (2019), Oyěwùmí (1997), Hooks (2019), Sealy (2016), Rufino (2018), Sodré (2014; 2017), entre outros. Sublinha-se a relevância da fotografia como prática quilombista e artivista de resistência que celebra a diversidade e a riqueza cultural negra, desafiando a hegemonia visual colonial.

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