
Ludicidade e Didática Sensível
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 16; Issue: 38 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18420
ISSN2175-6600
AutoresPaula Silva Resende Fernandes, Núria Lorenzo Ramírez, Marcos Fernandes-Sobrinho,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoPesquisas desenvolvidas na pós-graduação evidenciam a necessidade de uma educação que valorize a ludicidade como elemento central. O artigo investiga a ludicidade como componente essencial da Didática Sensível. Por meio da perspectiva da pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, o estudo revisou fontes acadêmicas disponíveis nas bases SciELO, Scopus e Portal de Periódicos da CAPES, com critérios que priorizaram relevância, fundamentação teórica e contribuições clássicas ou atuais sobre o tema. A investigação se fundamenta em trabalhos de autores como Luckesi, Brougère e D'Ávila, destacando que a ludicidade transcende o brincar como diversão, apresentando-se como prática educativa que integra sensibilidade, criatividade e interação no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se responder a seguinte questão pertinente de pesquisa: a partir da literatura examinada, como a ludicidade fomenta a formação integral do indivíduo em seus aspectos cognitivos, socioemocionais e motores? A análise revela que práticas lúdicas promovem o aprendizado crítico e colaborativo, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios como a ausência de formação continuada para professores e a insuficiência de infraestrutura escolar. Os resultados indicam que a ludicidade, além de mediar o aprendizado, estabelece pontes significativas entre Educação Infantil e Educação Básica, integrando aspectos culturais e tecnológicos. Conclui-se que a implementação de práticas públicas lúdicas requer políticas robustas, formação docente permanente e ambientes escolares que favoreçam a criação e experimentação. Defende-se a ludicidade como pilar para processos educativos inclusivos e democráticos, capazes de transformar o aprendizado em uma experiência significativa, criativa e humanizada.
Referência(s)