Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogos online como espaço de construção identitária: uma perspectiva do círculo mágico em League of Legends

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Linguagem: Português

10.47456/simbitica.v11i3.43333

ISSN

2316-1620

Autores

Simone Artifon, Rebeca Recuero Rebs, Nalva de Lima Lorenzatto,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo investiga a construção identitária em jogos online, centrando-se na perspectiva do círculo mágico em League of Legends. O objetivo situa-se em compreender como são configuradas as identidades dos seus jogadores. A discussão teórica incluiu a problematização dos conceitos de círculo mágico em jogos online e da construção identitária nesses ambientes. Através da abordagem metodológica qualitativa, o estudo proporciona uma compreensão do efeito do círculo mágico. Dentro desse espaço, os jogadores não apenas participam, mas forjam e habitam suas identidades, consolidando o League of Legends como um ambiente dinâmico, multifacetado e imersivo, em que elementos audiovisuais, interações e narrativas convergem para experiências singulares e personalizadas; por meio deles, os jogadores revelam traços de si e incorporam novas facetas identitárias oriundas dessas construções no jogo ao seu eu, sugerindo um importante papel desses ambientes digitais na constituição identitária do sujeito.

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