
Jogos online como espaço de construção identitária: uma perspectiva do círculo mágico em League of Legends
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Linguagem: Português
10.47456/simbitica.v11i3.43333
ISSN2316-1620
AutoresSimone Artifon, Rebeca Recuero Rebs, Nalva de Lima Lorenzatto,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo investiga a construção identitária em jogos online, centrando-se na perspectiva do círculo mágico em League of Legends. O objetivo situa-se em compreender como são configuradas as identidades dos seus jogadores. A discussão teórica incluiu a problematização dos conceitos de círculo mágico em jogos online e da construção identitária nesses ambientes. Através da abordagem metodológica qualitativa, o estudo proporciona uma compreensão do efeito do círculo mágico. Dentro desse espaço, os jogadores não apenas participam, mas forjam e habitam suas identidades, consolidando o League of Legends como um ambiente dinâmico, multifacetado e imersivo, em que elementos audiovisuais, interações e narrativas convergem para experiências singulares e personalizadas; por meio deles, os jogadores revelam traços de si e incorporam novas facetas identitárias oriundas dessas construções no jogo ao seu eu, sugerindo um importante papel desses ambientes digitais na constituição identitária do sujeito.
Referência(s)