
Poder de mercado: Estudo em clubes de futebol brasileiros
2024; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5585/podium.v13i3.26163
ISSN2316-932X
AutoresIsac de Freitas Brandão, Allan Pinheiro Holanda, Ricardo Andrade Braga,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoObjetivo do estudo: Analisar o poder de mercado dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro Série A no período 2018-2022, identificando características associadas à concentração de receita e sua relação com o desempenho esportivo.Metodologia/abordagem: O poder de mercado foi mensurado pelo Indicador de Hirschman-Herfindahl, medido pela receita operacional. Por meio de testes estatísticos de associação, o poder de mercado foi categorizado em termos das perspectivas temporal, geográfica e de desempenho esportivo. Através de análise de regressão, foi estimado o efeito do poder de mercado sobre o desempenho futuro no Campeonato Brasileiro Série A.Originalidade/Relevância: A pesquisa lança luzes sobre o poder de mercado dos clubes de futebol brasileiros, dada sua desigualdade observada nos últimos anos. Além disso, é analisado um setor muitas vezes relegado da economia brasileira, embora representasse 0,72% do PIB nacional em 2019.Principais resultados: Os resultados indicam elevada concentração de poder de mercado, principalmente em clubes da região Sudeste do país e que apresentam melhor desempenho esportivo. Ademais, observou-se que esse poder de mercado é fator determinante para o sucesso esportivo futuro no Campeonato Brasileiro da Série A. Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa permitiu analisar o poder de mercado no futebol brasileiro, mostrando que características dos clubes podem estar associadas à concentração de receita e que essa elevada concentração pode estar afetando o nível de competitividade. Esses achados indicam a necessidade de melhorar a distribuição de receitas entre os clubes, a fim de reduzir a concentração de poder de mercado e tornar a liga brasileira mais forte e competitiva.
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