
CONFLITOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
2024; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v6i1.6100
ISSN2675-6218
AutoresHamilton de Lopes de Lima, Sabrina Félix de Oliveira, Tatiane De Moura dos Anjos Portugal, Keila Cristina De Paiva Silva,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um processo crucial no desenvolvimento educacional das crianças, marcado por desafios que envolvem aspectos pedagógicos, sociais e emocionais. Esse período de mudança, muitas vezes, gera conflitos que podem impactar negativamente a adaptação dos alunos e a continuidade de seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo é analisar os principais conflitos enfrentados por crianças e educadores durante essa transição, identificando suas causas e propondo estratégias para facilitar a adaptação das crianças ao novo contexto escolar. A metodologia adotada foi bibliográfica, com levantamento e análise de obras acadêmicas, artigos científicos e documentos oficiais sobre o tema, focando principalmente em estudos que discutem a transição entre as etapas educacionais e as práticas pedagógicas recomendadas. A pesquisa conclui que a transição para o Ensino Fundamental apresenta desafios significativos, como a mudança no ritmo de ensino, a perda da estrutura lúdica da Educação Infantil e as diferentes expectativas em relação ao desempenho escolar. As estratégias que promovem uma maior articulação entre os profissionais das duas etapas, além de uma abordagem que respeite o desenvolvimento individual da criança, são essenciais para reduzir os conflitos e garantir uma transição mais tranquila e eficaz.
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