Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONFLITOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

2024; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v6i1.6100

ISSN

2675-6218

Autores

Hamilton de Lopes de Lima, Sabrina Félix de Oliveira, Tatiane De Moura dos Anjos Portugal, Keila Cristina De Paiva Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um processo crucial no desenvolvimento educacional das crianças, marcado por desafios que envolvem aspectos pedagógicos, sociais e emocionais. Esse período de mudança, muitas vezes, gera conflitos que podem impactar negativamente a adaptação dos alunos e a continuidade de seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo é analisar os principais conflitos enfrentados por crianças e educadores durante essa transição, identificando suas causas e propondo estratégias para facilitar a adaptação das crianças ao novo contexto escolar. A metodologia adotada foi bibliográfica, com levantamento e análise de obras acadêmicas, artigos científicos e documentos oficiais sobre o tema, focando principalmente em estudos que discutem a transição entre as etapas educacionais e as práticas pedagógicas recomendadas. A pesquisa conclui que a transição para o Ensino Fundamental apresenta desafios significativos, como a mudança no ritmo de ensino, a perda da estrutura lúdica da Educação Infantil e as diferentes expectativas em relação ao desempenho escolar. As estratégias que promovem uma maior articulação entre os profissionais das duas etapas, além de uma abordagem que respeite o desenvolvimento individual da criança, são essenciais para reduzir os conflitos e garantir uma transição mais tranquila e eficaz.

Referência(s)