Artigo Acesso aberto Revisado por pares

INFLUÊNCIA DE FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS FOSFATADOS SOBRE O CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE MORANGO (Fragaria x ananassa Duch.)

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 21; Linguagem: Português

10.28998/rca.21.12060

ISSN

2447-3383

Autores

Priscila Kelly Barroso Farnezi, Letícia Lopes de Oliveira, Levy Tadin Sardinha, André Cabral França, Caroline Maíra Miranda Machado, Leandro Alves Macedo,

Tópico(s)

Pineapple and bromelain studies

Resumo

O morango é considerado um fruto de pequeno tamanho, sendo muito consumido na forma in natura ou processada, sendo comercializado com excelentes cotações durante o ano todo. Visando o aumento da produtividade do morango e também o aumento da eficiência dos fertilizantes fosfatados, novas tecnologias para adubação vêm sendo testadas, destacando os fertilizantes organominerais, provenientes da mistura de fertilizantes minerais e orgânicos. Assim sendo, este trabalho objetivou avaliar a produção de cultivares de morango adubados com fertilizantes fosfatados. O experimento foi realizado entre os meses de maio a outubro de 2019 sob cultivo protegido em vasos. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com cinco tratamentos compostos por fertilizantes (organomineral peletizado 07-30-00, organomineral granulado 07-30-00, MAP, superfosfato simples e ausência de adubação) e duas cultivares de morango (San Andreas e Monterrey) com quatro repetições. O solo utilizado foi caracterizado como Latossolo amarelo distrófico de textura franco argilo-siltosa. Aos 120 dias após o transplantio, iniciaram as colheitas dos frutos sendo avaliadas as características físicas (número total, massa média total, peso total), perda de água dos frutos e massa seca da parte aérea e raízes. Os fertilizantes organominerais peletizado e farelado promoveram o maior desempenho para todas as variáveis avaliadas, produzindo maior quantidade de frutos e maior acúmulo de matéria seca de parte aérea e raiz das plantas de morangueiro. Com isso, podemos concluir que a adubação organomineral foi eficiente, proporcionando melhor crescimento e produção de frutos do morangueiro, sendo os resultados mais expressivos para a cultivar San Andreas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX