História da formação docente em Educação Física no Pará: prospecções de uma tese
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 27; Linguagem: Português
10.5216/rpp.v27.76844
ISSN1980-6183
AutoresWelison Alan Gonçalves Andrade, Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste estudo bibliográfico objetivou promover reflexão acerca da história oral como fonte de pesquisa, destacando a sua importância para investigações sobre a história da Educação Física no estado do Pará, tendo por base a tese de Faro (2021). A análise do trabalho relevou que há um longo caminho a se seguir no que se refere as investigações em torno dessa temática. Conclui-se que o uso da história oral como fonte de pesquisa pode contribuir para uma história mais inclusiva, autêntica e transformadora. No caso particular da história da Educação Física paraense, a história oral constitui um instrumento substancial para a investigação de acontecimentos, instituições, conhecimentos e pessoas invisibilizados/as e/ou pouco (re)conhecidos nesse passado.
Referência(s)