Pensamento crítico nos anos iniciais do ensino fundamental
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 16; Issue: 38 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18250
ISSN2175-6600
AutoresBruna Marques Duarte, Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO Pensamento Crítico (PC) coloca-se como parte essencial na construção de uma sociedade democrática pautada na responsabilidade cidadã. Diante disso, este trabalho possui como objetivo analisar a potencialidade de uma atividade, qual seja o Brasão de Armas Pessoal, no processo de mobilização de capacidades do PC em estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada no estado do Paraná, no Brasil. A partir disso, realizamos a análise qualitativa das produções de 18 estudantes. Da verificação inferimos que os direcionamentos estabelecidos possibilitaram a demonstração pelos estudantes de dimensões relacionadas ao PC. Assim, mesmo capacidades mais complexas, quando auxiliadas por capacidades mais básicas, tiveram um índice de mobilização considerável. No entanto, o trabalho educacional voltado para a promoção do PC, necessita de ações que se deem de forma gradual e sistemática para o desenvolvimento de capacidades que requeiram um nível cognitivo maior.
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