MARKETING DE NOSTALGIA: ESTUDO SOBRE A ESTRATÉGIA DA TURNÊ CEDO OU TARDE DO NX ZERO
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 12 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n12-133
ISSN1981-223X
AutoresLetícia Santos, A. B. De Souza, Lucas Pereira Damázio, Julia Hahn Gonçalves,
Tópico(s)Nostalgia and Consumer Behavior
ResumoEm 2023, o Nx Zero, ícone do emocore brasileiro dos anos 2000, retornou aos palcos após um hiato de seis anos. O anúncio gerou uma comoção nacional, com grande procura por ingressos, esgotamento em tempo recorde e a necessidade de novas datas para os shows. Esse fenômeno é explicado, em grande parte, pela nostalgia, um sentimento que impulsiona o desejo de reviver momentos marcantes do passado. Diante desse panorama, esta pesquisa explora as razões por trás do fascínio do público com o retorno do Nx Zero, buscando entender a necessidade de presenciar esse momento e o papel da nostalgia nesse processo. Através da análise de referências literárias, documentos bibliográficos, entrevistas e comentários em redes sociais, os autores identificam como o marketing musical, de experiência, escassez e, principalmente, a nostalgia se entrelaçam para criar uma experiência satisfatória para o público. A metodologia qualitativa foi escolhida para aprofundar a compreensão dessa complexa dinâmica. Por meio da análise de dados qualitativos, foi possível identificar as nuances do sentimento de nostalgia e seu papel no retorno do Nx Zero aos palcos do Brasil.
Referência(s)