
Perspectivas de raça, gênero e classe sobre o mundo do trabalho na série As Five
2024; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Linguagem: Português
10.30962/ecomps.3051
ISSN1808-2599
AutoresRomão Matheus Neto, Arthur Henrique Monteiro Silva, Regiane Regina Ribeiro,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoA presente proposta discute de que modo a série As Five, da Globoplay, endereça sentidos sobre gênero, classe e raça no mundo do trabalho. Para compreender tal articulação, os conceitos de consubstancialidade e coextensividade são utilizados como operadores teóricos. Privilegia-se como técnica de análise os Modos de Endereçamentos, no intuito de desvendar as intencionalidades dos produtores dos textos audiovisuais e as negociações entre sujeito/espectador. Entende-se que a série corrobora com os avanços dos direitos das mulheres, ainda marcada por uma ampla desigualdade social que pode ser mais ou menos intensificada de acordo com o cruzamento entre as diferentes categorias identitárias.
Referência(s)