Da voz ao silêncio: diálogos sobre a cinebiografia Mary Shelley (2017)
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 13 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.13-416
ISSN1988-7833
AutoresLívia Fernanda Nery da Silva, Thânya dos Santos Araújo,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA cinebiografia Mary Shelley conta a história da autora do famoso romance Frankenstein, ou o Prometeu Moderno (1818). O objetivo deste estudo é analisar discursivamente as vozes e os silêncios nessa cinebiografia, ao tomar como ponto de partida o olhar da diretora do filme Haifaa al-Mansour. Foram selecionadas 04 sequências desse filme que envolvem os diálogos analisados a partir da Análise de Discurso Crítica faircloughiana (2001) ao utilizar a sua concepção tridimensional do discurso (texto, prática discursiva e prática social) entre a protagonista e 04 personagens: sua madrasta, seu pai, seu marido e sua mãe. Dessa forma, a análise é construída com o auxílio das categorias bakhtinianas (2003) relacionadas ao dialogismo e polifonia e ainda, Ducrot (1987) e Orlandi (1995), que tratam sobre pressuposições, subentendidos e estudos sobre o silêncio. Também há a contribuição das biografias sobre Mary Shelley: Marshall (1889) e Sampson (1987). O olhar feminino da diretora do filme estabeleceu relações dialógicas e polifônicas com sua própria voz e das vozes das personagens, seja em desacordo, em acordo, ou ao acrescentar seu excedente de visão ao da protagonista.
Referência(s)