Artigo Acesso aberto

Museu Virtual: Pantógrafos e Homotetia em aulas de Matemática

2016; Issue: 69 Linguagem: Português

10.69906/gepem.2176-2988.2016.107

ISSN

2176-2988

Autores

Soraya Barcellos Izar,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste artigo é sugerir possibilidades de uso de atividades para uma aula de geometria direcionada a alunos do 7° ano (11-13 anos) do ensino fundamental, integrando recursos dinâmicos com a observação orientada e mediada pelo professor. Foram utilizados os applets de pantógrafos virtuais do site do Museu Universitário de História Natural e da Instrumentação Científica da Universidade de Modena e Reggio Emilia. A Homotetia foi a transformação plana escolhida por estimular a visualização da proporcionalidade entre duas figuras posicionadas em um determinado local do plano e a compreensão dos elementos e características da transformação: forma e tamanho da figura transformada em relação à figura original.

Referência(s)
Altmetric
PlumX