Artigo Acesso aberto

Autoconceito e Desempenho em Matemática: uma análise de relações

2016; Issue: 69 Linguagem: Português

10.69906/gepem.2176-2988.2016.105

ISSN

2176-2988

Autores

Renata Sossai Freitas Faria, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Luiz Henrique Lima Faria,

Tópico(s)

Mathematics Education and Teaching Techniques

Resumo

Este estudo objetivou investigar possíveis influências do autoconceito acadêmico em relação à Matemática sobre o desempenho acadêmico em Matemática. Para tanto, foi aplicada uma escala de autoconceito a 608 alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi possível, por meio da regressão linear de Pearson, verificar que o autoconceito (variável independente/explanatória) explica de forma significativa o comportamento do desempenho acadêmico em Matemática (variável dependente). Os resultados demonstraram existir influência significativa da variável explanatória sobre a variável dependente. O estudo foi apoiado, principalmente, na teoria sócio-cognitiva de Bandura e levado a cabo a partir de uma escala que mede o autoconceito em Matemática. Destaca-se, ainda, ser indicado, em estudos futuros, associar investigações qualitativas que verifiquem a força de outras variáveis, gerando a correlação significativa entre o autoconceito e o desempenho acadêmicos, bem como estudos que verifiquem a relação inversamente proporcional de alguns participantes (baixo autoconceito versus alto desempenho e alto autoconceito versus baixo desempenho).

Referência(s)
Altmetric
PlumX