Alguns aspectos históricos da álgebra e suas relações com o ensino na Educação Básica
2011; Issue: 58 Linguagem: Português
10.69906/gepem.2176-2988.2011.286
ISSN2176-2988
Autores Tópico(s)Historical Education and Society
ResumoConsiderando a relevância do ensino da álgebra na educação básica e as possibilidades de contribuição do conhecimento histórico para a formação dos professores, o artigo focaliza dois conjuntos de estágios propostos por historiadores da matemática para o desenvolvimento da álgebra. O primeiro conjunto refe- re-se à expressão das ideias algébricas nas fases retórica, sincopada e simbólica. O segundo conjunto diz respeito à ocorrência de quatro fases conceituais para a álgebra: a geométrica, na qual a maior parte dos conceitos são geométricos; a estática de resolução de equações, na qual o objetivo é encontrar números que satisfaçam a certas relações; a fase dinâmica da função, em que o movimento parece ser uma ideia subjacente; a fase abstrata, em que a estrutura é o objetivo. Argumenta-se em favor da consideração de ambos os conjuntos de estágios para uma reflexão acerca do ensino da álgebra na escola básica.
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