Artigo Acesso aberto

Fractais em sala de aula: uma experiência com papel e tesoura, computador e espelho

2010; Issue: 56 Linguagem: Português

10.69906/gepem.2176-2988.2010.310

ISSN

2176-2988

Autores

Émerson Santiago Pereira, Rúbia Barcelos Amaral Zulatto,

Tópico(s)

Advanced Mathematical Theories and Applications

Resumo

Este texto relata uma experiência com alunos do Ensino Médio envolvendo o tema fractais. A construção do triângulo de Sierpinski foi desenvolvida pelos alunos com papel, lápis e tesoura, para que pudessem observar, inicialmente, suas propriedades. Na sequência, com um software educativo, Geometricks, visualizaram mais níveis de iteração deste fractal. Por fim, os alunos foram convidados, com uso de espelhos, a encontrar simetrias neste fractal. Esperamos que esta experiência incentive outros professores a vislumbrar atividades com essa nova Matemática, os fractais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX