Adição e subtração em Davýdov
2013; Issue: 63 Linguagem: Português
10.69906/gepem.2176-2988.2013.228
ISSN2176-2988
AutoresJosélia Euzébio da Rosa, Ademir Damázio, Ester de Souza Bitencourt Alves,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoO presente artigo expressa a investigação do movimento conceitual apresentado por Davýdov e seus colaboradores ao proporem o ensino de adição e subtração. Os dados da pesquisa, de natureza teórica, são constituídos por seis tarefas extraídas dos livros didáticos e de orientação ao professor. Durante a análise, constatamos que as tarefas davydovianas são desenvolvidas, inicialmente, por meio de ações objetais. No processo, são introduzidos os esquemas abstratos e a reta numérica. Estas representações compõem o elemento mediador que possibilita elevar as ações objetais ao plano mental. Os conceitos de adição e subtração são introduzidos com base na relação todo-partes de grandezas discretas e contínuas, na interconexão entre as significações aritméticas, algébricas e geométricas.
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