Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático
2005; Issue: 46 Linguagem: Português
10.69906/gepem.2176-2988.2005.389
ISSN2176-2988
Autores Tópico(s)Corporeality, Perception, and Education
ResumoA reflexão crítica na matemática pode se dar, por exemplo, dos pontos de vista histórico, filosófico ou cultural. Neste artigo tomaremos como exemplo de reflexão crítica, a partir de uma discussão sobre o conhecimento matemático e a racionalidade estética, o método axiomático da geometria, em seus contextos grego e moderno, ressaltando seus aspectos estéticos. Veremos como ambos os contextos históricos inspiram desenvolvimentos ou formas de apresentação diferentes da geometria. Veremos, também, como a cultura subjacente ao século XIX, em especial, produziu desenvolvimentos paralelos na arte e na matemática denominadas ambas de “modernas”. Esse estudo também motiva a introdução da linguagem visual da matemática onde são analisados valores estéticos como o contexto, o contraste, o equilíbrio, a seqüencialidade, a simplicidade e a abstração.
Referência(s)