Artigo Acesso aberto

Qual a Função Sociopolítica da Matemática na Educação Financeira?

2014; Issue: 65 Linguagem: Português

10.69906/gepem.2176-2988.2014.33

ISSN

2176-2988

Autores

Angelo Fiori, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este artigo objetiva analisar a matemática presente na Educação Financeira, sua função e implicação sociopolítica. Compreendendo a Educação Financeira enquanto processo histórico, percebe-se qual a intencionalidade da matemática por aquela difundida: condutora de ações de um sistema que cada vez mais alienador. A Matemática deve, porém, empoderar os sujeitos com ferramentas que lhes permitam questionar seu entorno, quebrando o vínculo com a ideologia da certeza e construindo uma Matemática próxima às realidades e libertadora. Preocupar-se com a função sociopolítica da Matemática perpassa pelas salas de aula, onde educadores e educandos possam criticamente desconstruir uma matemática mercadológica e reconstruí-la as vistas da inclusão de todos.

Referência(s)
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