Qual a Função Sociopolítica da Matemática na Educação Financeira?
2014; Issue: 65 Linguagem: Português
10.69906/gepem.2176-2988.2014.33
ISSN2176-2988
AutoresAngelo Fiori, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste artigo objetiva analisar a matemática presente na Educação Financeira, sua função e implicação sociopolítica. Compreendendo a Educação Financeira enquanto processo histórico, percebe-se qual a intencionalidade da matemática por aquela difundida: condutora de ações de um sistema que cada vez mais alienador. A Matemática deve, porém, empoderar os sujeitos com ferramentas que lhes permitam questionar seu entorno, quebrando o vínculo com a ideologia da certeza e construindo uma Matemática próxima às realidades e libertadora. Preocupar-se com a função sociopolítica da Matemática perpassa pelas salas de aula, onde educadores e educandos possam criticamente desconstruir uma matemática mercadológica e reconstruí-la as vistas da inclusão de todos.
Referência(s)