Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identidade, Poder e Propriedade: uma análise de fachadas patrocinadas por meio da semiótica da cultura

2024; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.29147/datjournal.v9i4.838

ISSN

2526-1789

Autores

Mateus Francisco Feitosa, Ana Carolina Kalume Maranhão, Pedro Duarte,

Tópico(s)

Globalization and Cultural Identity

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo empreender uma análise sobre fachadas patrocinadas no eixo Goiânia-Alexânia por meio da semiótica da cultura em um viés decolonial, do grupo modernidade/colonialidade. A partir do princípio de que estas fachadas estão inseridas na construção visual da cultura pelo design. Para tanto utilizou-se a semiótica da cultura como método de análise e elemento de ligação entre cultura, colonialismo e modernidade. Os resultados encontrados demonstram uma visão eurocentrista baseada nas relações de poder entre patrocinadora e patrocinado, refletida em grande parte das fachadas encontradas nas cidades pesquisadas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX