Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Abrindo caminhos: as percepções de uma equipe de design sobre o uso de práticas projetuais abertas

2024; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.29147/datjournal.v9i4.822

ISSN

2526-1789

Autores

Lara Souza Benedet, Berenice Santos Gonçalves, Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Solange Maria da Silva,

Tópico(s)

Design Education and Practice

Resumo

Este artigo objetivou compreender quais são as percepções de uma equipe de design sobre o uso de práticas projetuais abertas. Para tal, após uma breve revisão sobre o design aberto e as práticas projetuais abertas, foram realizadas entrevistas com integrantes da equipe de design de um projeto de extensão voltado à produção de recursos educacionais abertos no âmbito da formação profissional e tecnológica. São abordadas a dinâmica de projeto e as práticas abertas adotadas, de forma a explicitar o contexto em que os entrevistados estão inseridos, e consequentemente, alguns dos seus conhecimentos prévios sobre a temática. Os resultados mostram que os designers vêem diversas potencialidades nas práticas projetuais abertas, contudo também encontram algumas limitações, como a dificuldade na busca por imagens com licença aberta e o desconhecimento em relação aos softwares abertos, principalmente por conta da falta de informações sobre a temática a seu dispor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX