Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A literatura infantil para prevenção da violência sexual: análise de matériais

2024; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17060/ijodaep.2024.n2.v1.2741

ISSN

2603-5987

Autores

Ana Cláudia Bortolozzi Maia, Brenda Sayuri Tanaka,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A violência sexual contra crianças é um fenômeno alarmante, com graves implicações para o desenvolvimento das pessoas vitimizadas e que, por isso, deve ser alvo de políticas públicas de prevenção na área da saúde e da educação e um bom recurso pedagógico para isso é o uso de livros. Este estudo qualitativo, tipo documental, teve por objetivo analisar a literatura infantil sobre prevenção à violência sexual contra crianças. Foram analisados 12 livros localizados no site comercial amazon.com, resultando três categorias temáticas: (1) Conteúdo sobre violência sexual: a pessoa autora da violência geralmente é homem, está perto da criança, pede segredo e ela deve se defender e denuciar; (2) Vertentes de educação em sexualidade: Biológica - nomeação de partes íntimas do corpo e noção de privacidade, Religiosa - proteção de um corpo que é criação de Deus, e de Direitos Humanos - proteção da criança enquanto função da família e do Estado; e (3) Representação da diversidade: ênfase em corpos brancos, poucas imagens de pessoas negras e amarelas e nenhum indígena, prevalência de uma classe socioeconômica média e predomínio de corpos sem deficiência, magros e altos. A maior parte dos livros usa personagens humanos (poucos são animais ou figuras abstratas); alguns utilizam rimas para facilitar a linguagem e quase todos apresentam recomendações aos/às adultos/as que devem acompanhar a leitura. Alguns livros são mais completos em conteúdo, enquanto outros são mais superficiais; alguns são tendenciosos a valores mais conservadores ou a padrões familiares normativos e heterossexuais. Entretanto, a mensagem de identificação da violência e meios de proteção são explícitos em todos eles. Apesar de algumas ressalvas, conclui-se que há bons materiais que podem ser utilizados e adaptados para processos de educação em sexualidade na infância.

Referência(s)