Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 11; Linguagem: Português

10.28998/cirev.2024v11e16643

ISSN

2358-0763

Autores

Eluzir Pedrazzi Chacon, Michely Jabala Mamede Vogel,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Histórias em quadrinhos são meios de comunicação multimodais, que permitem inúmeras possibili-dades para a construção de narrativas, induzir a formação de leitores, aumentar a criatividade, abs-tração e criticidade de crianças, jovens e adultos, constituindo-se, portanto, como ferramentas au-xiliares para o ensino-aprendizagem de conteúdos científicos, bem como fontes de informação. O trabalho visa mapear a produção científica brasileira sobre o uso e a criação de histórias em quadri-nhos no Ensino de Ciências no período de 2017 a 2021 indexada na base de dados OASISBR. Nos 73 documentos encontrados prevalecem as dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, além de artigos de periódicos, trabalhos em eventos e capítulos de livros, os quais foram analisados a partir de um conjunto de indicadores bibliométricos. Dentre os resultados destaca-se que as histó-rias em quadrinhos envolveram diversos conteúdos científicos principalmente usados nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental, seguidos da Química, Biologia, Física e Matemática, respectiva-mente. A maioria das instituições as quais os autores são afiliados é pública, destacando-se as universidades federais. Há uma semelhança entre as palavras-chave e as palavras dos títulos e a prevalência de trabalhos com um único autor. Observa-se que existe uma literatura sedimentada sobre histórias em quadrinhos, mostrando sua importância como ferramenta didática para o Ensino em geral, bem como fonte de informação, demonstrando a necessidade premente das mesmas serem tratadas e disseminadas de forma apropriada, principalmente em bibliotecas escolares.

Referência(s)