Artigo Acesso aberto

“É como se tudo se passasse na terra-de-ninguém de um tempo fora do tempo”: a música em três curtas-metragens de João César Monteiro

2024; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 30; Linguagem: Português

10.20504/opus2024.30.23

ISSN

1517-7017

Autores

José Miguel Nicolau Pinto,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

As palavras de Fernando Cabral Martins (2005) que servem de mote ao título deste artigo são relativas à curta-metragem Os dois soldados, realizada por João César Monteiro e estreada na RTP 2 em 1979. No entanto, referem um fenómeno que também se constata nas outras duas curtas da mesma “série”: A mãe (1978-1979) e O amor das três romãs (1979). São três filmes em que a indeterminação espaciotemporal é um elemento central da narrativa, enfatizando a sua dimensão fantasiosa. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é compreender como a música interage com os restantes elementos fílmicos de forma a “indeterminar” o espaço-tempo de ação dessas três curtas-metragens. A partir de uma análise audiovisual e considerando a interação da música pré-existente com a imagem, a diegese e os restantes elementos, propomos uma nova forma de interpretar esses três filmes, tendo em consideração as suas componentes musicais e toda a complexidade que impõem ao objeto fílmico. A partir deste trabalho de investigação, foi possível atestar que a música nas três curtas em questão constitui um elemento de dispersão temporal e espacial.

Referência(s)
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