Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Integrando sustentabilidade ao Ensino Superior

2024; INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.19123/reixo.v13n3.13

ISSN

2238-9504

Autores

Henrique Viana Dias, Ariana Lima Freitas, Marcos Paulo Ferreira da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Ao longo da trajetória acadêmica, o Instituto Federal de Brasília tem como princípio formar uma população estudantil qualificada e engajada com a sociedade. No entanto, simplesmente seguir o plano de ensino e suas disciplinas não é suficiente para fomentar o desenvolvimento das habilidades ambientais e sociais dos estudantes no decurso da aquisição do conhecimento. Por outro lado, as atividades complementares obrigatórias são limitadas e muitas vezes carecem de motivação para sua realização. O objetivo deste estudo é propor o incentivo ao cultivo de mudas de plantas referente à realização da prática como atividade complementar obrigatória, visando maior comprometimento em atividades extracurriculares de relevância acadêmica, social e ambiental por meio do envolvimento dos estudantes do ensino superior do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota uma abordagem exploratória e revisão bibliográfica. Para sua realização, foram empregadas técnicas de coleta de dados, incluindo a análise bibliográfica e documental. A análise temporal abrangeu trabalhos publicados entre 2018 e 2023. Infere-se do estudo a necessidade de investigações sobre a ligação entre a procrastinação estudantil e a motivação acadêmica relacionadas às atividades complementares obrigatórias.

Referência(s)
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