Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Diálogos Sonoros: a Musicalidade Crítica na Cibercultura e a Relevância dos Projetos de Extensão em Música na Educação Superior Pública

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português

10.18764/2447-6498.v10n2.2024.16

ISSN

2594-4231

Autores

Kallyne Kafuri Alves,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

No contexto da formação artística requerida em planos de educação, o artigo reflete a importância de projetos e ações em políticas públicas que assegurem o acesso e o contato com a educação musical no Brasil. Aborda a aproximação à música nos currículos e na formação de educadores, seja por meio do ensino, pesquisa ou extensão em suas diferentes modalidades. O referencial teórico se alicerça nos estudos sobre Educação, Sociedade, Cultura e Tecnologias, a partir de Pierre Levy (1999a e 1999b) e Mikhail Bakhtin (1976, 1997) e, em Schroeder e Schroeder (2011) e Simões (2003). Apresenta resultados de um Projeto de Extensão na área musical, voltado a educadores e estudantes da educação básica. Utiliza dados de pesquisa bibliográfica para apoiar a continuidade de projetos educacionais. Os resultados mostram que as iniciativas extensionistas têm contribuído para a aproximação e interesse com a música em plataforma virtual e parceria com polos presenciais.

Referência(s)