Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NARRATIVAS DE UM GRUPO FOCAL DE PROFESSORES: PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

2024; Editora Univates; Volume: 45; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3708

ISSN

1983-0378

Autores

Jacqueline Silva da Silva, Carine Rozane Steffens, Andréia Cristina Pontarolo Lidoino, Cláudia Inês Horn, Iasmin Pozzebon,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo decorre do projeto de pesquisa intitulado “A representação do olhar da criança sobre a escola da Educação Infantil”, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Busca apresentar o que as professoras participantes de um Grupo Focal têm a dizer sobre a participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil. A pesquisa possui abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da técnica do Grupo Focal, teve a participação de seis professoras que atuam com crianças de 3 a 5 anos. Tais professoras exercem a sua docência junto a duas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Lajeado/RS. Devido à pandemia da COVID-19, os cinco encontros com as professoras foram realizados pela plataforma do Google Meet. Como instrumentos para a coleta das informações, utilizaram-se disparadores como: imagens de diferentes ambientes das escolas, questionamentos, discussão de artigos e trechos das próprias gravações realizadas dos encontros. Para a análise dos dados, foi realizada uma aproximação com a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2012). Constatou-se que a escuta e o acolhimento da voz das crianças realizadas pelas professoras no contexto da Educação Infantil acontecem durante as situações de aprendizagem que envolvem a ludicidade. Essa postura sensível das professoras potencializa suas práticas docentes, uma vez que possibilita planejar e criar situações de aprendizagem “para” e “com” as crianças. Evidenciou-se também a importância de discutir a docência solitária e à docência compartilhada nas formações continuadas dos professores da Educação Infantil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX