Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ESCRITA CRIATIVA E A SALA DE AULA INVERTIDA: EXPLORANDO MINICONTOS E MEMES COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2024; Editora Univates; Volume: 45; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22410/issn.1983-0378.v45i2a2024.3765

ISSN

1983-0378

Autores

A. Moraes, Marcos Aparecido Pereira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A escrita criativa tem se mostrado uma prática eficaz para estimular a imaginação, criatividade e desenvolvimento de habilidades linguísticas por meio da criação de histórias. Este artigo estabelece uma relação entre a utilização de minicontos e a metodologia ativa da sala de aula invertida, buscando desenvolver habilidades de escrita em alunos do Ensino Fundamental anos finais mediante técnicas de escrita criativa, estimulando sua criatividade e expressividade literária. Nessa abordagem, minicontos e memes são explorados como instrumentos, pois são formatos mais familiares aos estudantes, devido ao seu amplo uso nas redes sociais. Para embasar o estudo, foram consideradas contribuições de autores como Bergmann e Sams (2012), Berbel (2012), Capaverde (2004), Moran (2018), Martins (2011) e Pereira (2018) entre outros. Espera-se que este estudo possa ampliar as práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa, valorizando a escrita criativa como ferramenta efetiva para o ensino e aprendizagem da linguagem escrita no Ensino Fundamental.

Referência(s)
Altmetric
PlumX