Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DISCURSO EUGÊNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1929-1933)

2024; Volume: 9; Linguagem: Português

10.13037/rea-e.vol9.9465

ISSN

2525-703X

Autores

Cleber Augusto da Silva, J. F. dos Santos,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O presente trabalho se debruça na problemática relativa ao discurso ideológico eugênico presente no âmbito da educação. Mediante a análise documental dos Boletins de Eugenia publicados por Renato Kehl de 1929 a 1933, verifica-se o discurso eugênico na sociedade brasileira e o incentivo às práticas eugênicas por meio da educação. É utilizado o recorte racial, buscando compreender como a educação foi utilizada para propagar a lógica racista na sociedade. Além disso, os principais movimentos de reformas educacionais no Brasil perpassam pelo período de efervescência da eugenia no país, o que implica na defesa da educação eugênica na Constituição Brasileira de 1934. Nesse sentido, é fundamental analisar as bases que consagraram a estrutura de educação pública, para que seja possível obtermos uma educação plural no Brasil.

Referência(s)