
DISCURSO EUGÊNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1929-1933)
2024; Volume: 9; Linguagem: Português
10.13037/rea-e.vol9.9465
ISSN2525-703X
AutoresCleber Augusto da Silva, J. F. dos Santos,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO presente trabalho se debruça na problemática relativa ao discurso ideológico eugênico presente no âmbito da educação. Mediante a análise documental dos Boletins de Eugenia publicados por Renato Kehl de 1929 a 1933, verifica-se o discurso eugênico na sociedade brasileira e o incentivo às práticas eugênicas por meio da educação. É utilizado o recorte racial, buscando compreender como a educação foi utilizada para propagar a lógica racista na sociedade. Além disso, os principais movimentos de reformas educacionais no Brasil perpassam pelo período de efervescência da eugenia no país, o que implica na defesa da educação eugênica na Constituição Brasileira de 1934. Nesse sentido, é fundamental analisar as bases que consagraram a estrutura de educação pública, para que seja possível obtermos uma educação plural no Brasil.
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