Artigo Acesso aberto

Os Prelúdios para violão de Villa-Lobos: aportes para uma visão em análise dos paradigmas

2024; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 30; Linguagem: Português

10.20504/opus2024.30.26

ISSN

1517-7017

Autores

Caio Priori-dos-Santos,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

Este ensaio faz parte de um experimento conduzido no doutorado, com o intuito de aplicar diferentes métodos de análise musical a contextos variados, visando combiná-los para obter resultados indicativos. A análise recai sobre Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros do século XX, cuja produção musical, especialmente as obras para violão, tem destaque internacional. O estudo foca os 5 Prelúdios para violão, com uma análise dos paradigmas rítmicos e harmônicos presentes nos 10 primeiros compassos do Prelúdio nº 4. A proposta é explorar como metodologias analíticas menos utilizadas, como as de LaRue (1989, 1992, 2001, 2011) e Ruwet (1987), podem oferecer novas perspectivas à vasta produção acadêmica sobre Villa-Lobos, resultantes de estudos semióticos da linguagem. A aplicação dessas metodologias, até então pouco usadas neste repertório, sugere novas possibilidades interpretativas. Este estudo, ao abordar a análise estilística e paradigmática, não busca esgotar o tema, mas sim abrir caminhos para investigações futuras, reconhecendo que a obra de Villa-Lobos ainda pode ser examinada sob diferentes prismas analíticos. A reflexão aqui apresentada é, por vezes, subjetiva, com o intuito de sugerir novas visões e interpretações sobre os Prelúdios.

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