Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação de ferramenta educacional para o ensino da dermatologia mapas conceituais em dermatologia

2024; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 24; Issue: 12 Linguagem: Português

10.25248/reas.e17254.2024

ISSN

2178-2091

Autores

Elcilane Gomes Silva, S. Sousa, Gabriel Henrique Soares Cavalcante, Alfredo Cardoso Costa, Natália Pantoja Costa, Francisca Regina Oliveira Carneiro, Lizomar de Jesus Maués Pereira,

Tópico(s)

Leprosy Research and Treatment

Resumo

Objetivo: Avaliar um manual de dermatologia com mapas conceituais acerca das doenças mais prevalentes na atenção primária. Métodos: Trata-se de estudo de desenvolvimento técnico metodológico para aplicação e avaliação de uma ferramenta educacional para o ensino da dermatologia na graduação e atenção primária à saúde, prospectivo, transversal e observacional. O manual DERMAPA foi avaliado por graduandos do curso de medicina após utilizarem o manual por um período de três semanas. Os dados obtidos foram avaliados em análises descritivas e inferenciais utilizando os programas Microsoft Office Excel 2016 e BioEstat 5.4. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A amostra da pesquisa foi constituída por 35 estudantes do curso de medicina, os quais apontaram, com índices de concordância entre 97,1% e 100% que o Dermapa possui uma boa correlação teórico-prática, é passível de transformação da realidade do usuário, atua como facilitador do ensino e aprendizado, é de fácil acesso, atrativo para o público alvo, com linguagem e manipulação acessíveis, e conteúdos apresentados de forma clara. Conclusão: O Dermapa cumpriu com maestria com os principais critérios avaliativos de um mapa conceitual, sendo adequado para o processo de ensino-aprendizagem conforme avaliação dos próprios discentes que eram o público-alvo.

Referência(s)