Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA NORMAL CATARINENSE (1880-1935)

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 12; Linguagem: Português

10.26571/reamec.v12.18238

ISSN

2318-6674

Autores

S. Guerini, David Antônio da Costa, José Francisco Custódio,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

Nesta pesquisa, abordou-se a formação de professores na escola normal de Santa Catarina no período de 1880 a 1935, com o objetivo de se compreender como as disciplinas científicas, em particular a Física, estavam inseridas no currículo dessa escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa histórica, baseada nos estudos propostos por Le Goff (1990), e é de caráter bibliográfico e documental. As consultas foram realizadas em documentos oficiais, coleções de Leis e Decretos da Província de Santa Catarina e posteriormente do Estado de Santa Catarina, Regulamento da Instrução Pública e Programas de Ensino. Foi possível observar que os currículos e os programas de ensino da Escola Normal Catarinense valorizavam o conhecimento científico, a cultura literária, a formação geral e enciclopédica, com ênfase em conteúdos morais e cívicos laicos. O ensino de ciências, na escola normal, aos poucos foi ganhando espaço nas reformas educacionais que ocorreram entre 1880 a 1935, embora a disciplina de Física permanecesse atrelada à disciplina de Química e História Natural.

Referência(s)