competência crítica
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 20; Issue: 51 Linguagem: Português
10.22481/praxisedu.v20i51.13965
ISSN2178-2679
AutoresRodrigo Lages e Silva, Luís Artur Costa, Iacã Machado Macerata,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste ensaio objetiva problematizar como a vida social na filosofia grega clássica e na filosofia moderna foi objeto da reflexão filosófica, culminando por afirmar a analítica da verdade enquanto critério superior para a crítica. A partir dessa pergunta, problematizamos as relações entre esta analítica da verdade e o colonialismo ou a centralidade do homem branco cisheteressexual, burguês e europeu, como critério do bem viver ou do viver corretamente. Por meio de uma discussão bibliográfica fundamentada em algumas obras de filosofia moderna e contemporânea que ensaiaram contestar essa dimensão abstrata e universalista da analítica da verdade, indicamoas que ainda repercutem nas mesmas certos atravessamentos coloniais. Para concluir, o ensaio sistematiza pistas ou caminhos para o desenvolvimento do que chamamos competência crítica, recolhendo contribuições da filosofia, da psicanálise e da antropologia para afirmá-la como pan-perspectivismo crítico e como gestação de novos mundos.
Referência(s)